FAP no Bairro assinalou 14 anos no Estádio do Dragão

A FAP no Bairro, projeto solidário da Federação Académica do Porto, assinalou ontem, 10 de dezembro, o 14.º aniversário com uma visita ao Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto. O projeto tem como principal missão combater e prevenir o abandono e insucesso escolar, promover a inclusão social e assegurar o bem-estar nas comunidades dos Bairros do Carriçal e Dr. Nuno Pinheiro Torres. 

O aniversário integrou uma visita guiada às instalações do Estádio do Dragão e reuniu as crianças beneficiárias da FAP no Bairro, voluntários - estudantes do Ensino Superior do Porto - e duas coordenadoras responsáveis pela gestão do projeto. “São 14 anos a mudar a vida de dezenas de crianças que, através da oferta educativa, suporte e acompanhamento dos voluntários tornam possível a FAP no Bairro”, ressaltou o presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes.

O evento culminou com uma pequena cerimónia dedicada a todos os beneficiários que, ao longo de 14 anos, participaram no projeto. Em homenagem ao Dia Internacional do Voluntariado, assinalado a 5 de dezembro, foi entregue uma lembrança especial a todos os voluntários e coordenadoras da FAP no Bairro. A iniciativa contou, ainda, com a presença da vereadora da Câmara Municipal do Porto com o pelouro da juventude, Catarina Araújo.

“O impacto do projeto na vida destas comunidades é inegável. A FAP no Bairro é sobre estabelecer empatia com o próximo e mostrar que há um caminho alternativo, mesmo quando as condições parecem não ser as melhores”, destacou Francisco Porto Fernandes.