“Preservar o ambiente é uma necessidade urgente e preocupante” assegura presidente da FAP no 8.º aniversário do Pólo Zero

A Federação Académica do Porto (FAP) assinalou, ontem, o 8.º aniversário do Pólo Zero com a apresentação do Referencial para a Promoção da Sustentabilidade Ambiental no Ensino Superior. Entre as principais orientações, o documento, subscrito pelas Instituições de Ensino Superior, inclui orientações na gestão mais eficiente dos recursos naturais e respetivo impacto ambiental, reduzindo o consumo de água e recursos, diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa e promovendo o uso de transportes partilhados.

“Este aniversário é especial, o Pólo Zero tem sido um ponto de encontro para os estudantes do Porto, que promove a cultura, a formação e o estudo, e é também símbolo do compromisso da FAP com a comunidade académica. Celebramos o passado, mas olhamos para o futuro com a apresentação de um projeto que aborda um dos maiores desafios dos tempos atuais”, afirmou Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP, ao sublinhar que “preservar o ambiente é uma necessidade urgente e preocupante”. A FAP espera inspirar os estudantes a adotarem comportamentos mais ecológicos no dia-a-dia, e que o referencial sirva de exemplo para a criação de campus mais verdes.

Outro momento de destaque foi a entrega da certificação “Coração Verde”, um reconhecimento da Lipor e da Porto Ambiente pelas boas práticas adotadas durante a Queima das Fitas do Porto na redução do impacto ambiental. "Este é um exemplo de como os grandes eventos podem e devem ser realizados com responsabilidade ambiental", defendeu Francisco Porto Fernandes, referindo-se às iniciativas que contribuíram para a conquista do certificado. Para Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, a certificação reforça o “o trabalho e compromisso da FAP na mudança de paradigma”, e acrescenta: “os estudantes estão cá para mostrar como podemos mudar”.

Durante o evento, foram entregues os prémios dos concursos "Barraquinha + Friendly" e "Concurso de Reciclagem", ambos promovidos durante a Queima das Fitas 2024. A Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (AEFPCEUP) foi a vencedora da "Barraquinha + Friendly", destacando-se pelas práticas sustentáveis e pela sensibilização para comportamentos de risco no Queimódromo. Já o prémio de "Concurso de Reciclagem" foi atribuído à Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), com 6400 kg de resíduos reciclados durante o evento, seguida pela AEFPCEUP, com 6100 kg.

Localizado no coração do Porto, o Pólo Zero tem sido, ao longo dos anos, uma plataforma de apoio ao estudo para os alunos no Ensino Superior, com a promoção de vários eventos culturais e formativos que potenciam o desenvolvimento dos estudantes.