FAP

História

FAP

FAP - por uma prioridade na educação

A Federação Académica do Porto (FAP) foi fundada em 1989, surgindo como interlocutor representativo da maior Academia do país. Com a criação da FAP assiste-se a uma nova fase na evolução do movimento associativo: a FAP assume-se como organismo coordenador do movimento estudantil, criando os meios para a união das diversas associações. O movimento associativo do Porto ampliou-se, gerou efeitos dinâmicos e conduziu a um contato associativo regular e definido de forma extremamente positiva para a melhoria qualitativa do ensino Superior e da Sociedade. Esta instituição, com 28 anos de existência, é constituída por 27 Associações, fiéis depositárias dos interesses dos seus estudantes, que são mais 60 000. Atuando em várias áreas específicas, a FAP representa os quatro subsistemas de Ensino Superior existentes em Portugal: Universitário Público, Politécnico Público, Ensino Particular e Cooperativo e Ensino Concordatário. Enquanto agente político, a FAP sempre procurou, de forma séria e responsável, salvaguardar os interesses daqueles que representa. Prova disso é o incansável trabalho que ao longo dos anos esta Federação tem desenvolvido de modo a conduzir o nosso Ensino Superior Português a uma qualidade, essa sim, de nível superior.

FAP

Enquanto promotora de inúmeras atividades culturais e desportivas, a FAP assume-se como um pólo dinamizador da vida da Academia do Porto mas também da própria Cidade do Porto e da sua Área Metropolitana. As dificuldades levantadas pela inexistência de um verdadeiro pólo universitário que conduzem a uma desarticulação das Instituições de Ensino Superior, tornam as atividades culturais e desportivas como o ponto de ligação da Cidade à Academia. Fruto desse trabalho de muitos anos, podemos hoje dizer que a Cidade e a sua Área Metropolitana e a Academia são já duas realidades unidas por um laço muito especial. A sede da Federação Académica do Porto situou-se inicialmente na Rua Miguel Bombarda, em edifício cedido pela Reitoria da Universidade do Porto, tendo-se transferido no ano de 1997 para instalações próprias. Atualmente, é na Rua do Campo Alegre, 627, integrada num dos principais pólos Universitários da Cidade e da Academia. Motivo de orgulho para todos nós, a sede da Federação nasceu de um concurso promovido para estudantes de Arquitetura. Espelho de um movimento associativo que se quer dinâmico e interativo é um espaço de trabalho, convívio e de aproximação aos estudantes.

fap_historia_diogo_vasconcelos_0.jpg

Destaque-se, ainda, como infortúnio o falecimento do fundador da Federação Académica do Porto, Diogo Vasconcelos em julho de 2011. Deixará eternas saudades...