Ana Gabriela Cabilhas é reeleita Presidente da Federação Académica do Porto

Ana Gabriela Cabilhas, estudante de 24 anos do segundo ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição na Universidade do Porto, é reeleita Presidente da FAP, a primeira mulher a ser reconduzida no cargo.

 

Ana Gabriela Cabilhas, natural de Albergaria-a-Velha, com 24 anos, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), a frequentar atualmente o segundo ano do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (FCNAUP em parceria com a FCUP), foi hoje reeleita, com 20 votos a favor e 2 votos em branco, Presidente da Direção da Federação Académica do Porto.

Ana Gabriela Cabilhas destaca que “Hoje, com a cascata de crises que nos atormentam, é imperioso resgatar o poder da educação. Não podemos deixar que o Ensino Superior fique esquecido e, por isso, a sociedade civil precisa de discutir o Ensino Superior pela importância que tem na recuperação do país. Para 2022 queremos garantir que o elevador social funciona sem avarias, e que o sistema de ação social se con­figura mais robusto. Olhando para a minha geração, com o desalento na construção do projeto de vida e com a atual pandemia do desemprego jovem, são bandeiras prioritárias a promoção do emprego qualificado digno, que valorize o investimento feito em educação, o inverno demográfico que assola Portugal e a agenda climática. O futuro não tem que ser o destino e precisamos de antecipar a mudança. Queremos um futuro melhor!”.

Desde a sua chegada ao Ensino Superior, a Presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, esteve sempre ligada ao associativismo estudantil. O ano de 2021 ao leme da FAP ficou marcado pela voz ativa, sonante e sempre atenta dos estudantes, contribuindo para valorizar o papel do movimento associativo estudantil. Ana Gabriela Cabilhas pugnou para que o Ensino Superior não ficasse esquecido na gestão da pandemia e deu voz aos desafios vividos pelos estudantes no ensino superior. A FAP mostrou que os jovens nunca estiveram alheios à situação que o país vivia, ao cancelar a Queima das Fitas do Porto pelo segundo ano consecutivo e por ativar campanhas de apelo à vacinação nas camadas jovens. A FAP deu voz a agendas menos debatidas como a Inovação Pedagógica, alertou para o risco de abandono escolar e lembrou que os estudantes do ensino superior precisavam de ser cuidados pelo impacto da pandemia na saúde mental. A modificação do paradigma dos apoios sociais aos estudantes de mestrado fez também parte da agenda da FAP.

A nova Presidente, a segunda mulher na história da Federação Académica do Porto e a primeira a ser reconduzida no cargo, e a restante Direção tomam posse no dia 9 de dezembro, pelas 18h, no Ateneu Comercial do Porto.

 

 

 

 

DIREÇÃO

LISTA M

Presidente – Ana Gabriela Oliveira Cabilhas (AEFCNAUP)

Tesoureiro – José Miguel de Abreu Neves (AEFFUP)

Vice-Presidente – João Augusto Alexandre Fonseca (AEFCUP)

Vice-Presidente – Diogo Manuel Carneiro Geraldes Lameiras Pinto (AEFEUP)

Secretário-Geral – Cristiano Natanael Coelho da Silva (AEISCAP)

Vogal – Maria Inês Oliveira Pinhão Martins (AEFPCEUP)

Vogal – Francisco Maia de Almeida (AEFDUCP)

Vogal – Margarida Santos Duarte Albuquerque Carvalho (AEFMUP)

Vogal – Bruno André Fontes Brochado (AEESEP)

 

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

LISTA M

Presidente – Eduardo Miguel de Sousa Moreira (aelSEP)

Vice-Presidente – Ricardo Airosa Carvalho Brás (AECPBS)

Secretária – Margarida Varejão Freire Peres Bastos (AEFEP)

 

CONSELHO FISCAL

LISTA M

Presidente - Miguel António Peixoto Parente (AEFDUP)

Relatora – Clara Isabel Veloso dos Santos (aeESS)

Secretária – Diana Raquel Figueiredo Lopes Cardoso (AEESEnfP)