Queima das Fitas do Porto anuncia Papillon

A Queima das Fitas do Porto (QFP) anuncia o concerto do rapper português Papillon para a edição de 2026, que se realiza de 2 a 9 de maio, no Queimódromo. 

Conhecido pelo seu flow e pela capacidade de fundir o rap com sonoridades que vão do R&B à soul, Papillon atua na primeira noite da Queima das Fitas do Porto, a 2 de maio. Do repertório farão parte êxitos como “Impec”, “Sweet Spot” e “00 Fala Bonito”, numa noite de celebração da liberdade criativa e do movimento. Com três álbuns editados, traz ao Porto o seu mais recente “Wonder”, fechando o ciclo que começou há sete anos com “Deepak Looper”. Oriundo do coletivo GROGNation, Papillon já colaborou com Slow J, Plutonio e Bispo, em temas que somam milhões de streams e visualizações no YouTube.

Esta é a mais recente confirmação para a QFP 2026. Papillon junta-se, assim, ao rapper catalão Morad, que se estreia na Queima das Fitas do Porto, a 6 de maio, e à banda Xutos & Pontapés, que regressa ao Queimódromo, a 9 de maio, oito anos após o último concerto no recinto.

Com mais de 100 anos de história, começou a contagem decrescente para o arranque de mais uma Queima das Fitas do Porto, uma semana inteiramente dedicada à tradição académica, com música, entretenimento e muitas surpresas. Recorde-se que este é o maior evento promovido pela Federação Académica do Porto (FAP).

Sustentabilidade, ação social e acessibilidade

Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a FAP estabelece, este ano, como meta, superar o recorde histórico de reciclagem alcançado na edição de 2025: 41 toneladas de resíduos reciclados, o equivalente a 85% do total produzido durante a semana académica.

A par da responsabilidade ambiental, a FAP garante a continuidade da oferta de bilhetes a estudantes carenciados, em parceria com os serviços de ação social das Instituições de Ensino Superior da Academia do Porto. Recorde-se que nos estatutos da Federação Académica do Porto, 15% das receitas anuais – provenientes, na sua maioria, da Queima das Fitas do Porto – são destinadas a atividades de cariz social.

A acessibilidade mantém-se igualmente como prioridade, com a presença de Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (ILGP) nas noites da Queima das Fitas do Porto.

Os bilhetes diários para a Queima das Fitas do Porto já estão à venda online.