Nova Direção da Federação Académica do Porto toma posse para o mandato 2023

Nova Direção da Federação Académica do Porto toma posse para o mandato 2023

No último dia 15 de dezembro, os novos órgãos sociais da Federação Académica do Porto tomaram posse para o mandato 2023. É uma equipa rejuvenescida, mas sob a liderança de Ana Gabriela Cabilhas, que recebe pela terceira vez a confiança dos estudantes da Academia do Porto.

O palco foi o Museu Nacional de Soares dos Reis e contou com os aplausos de figuras ilustres do Ensino e da Região. José Castro Lopes, Vice-Reitor da Universidade do Porto, Paulo Pereira, Presidente do Politécnico do Porto, Manuel Fontaine, Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, e Catarina Araújo, Vereadora da Câmara Municipal do Porto, formaram a mesa de honra.

A recém-eleita voz da FAP proferiu um discurso emocionante, na mesma medida que assertivo. «2022 foi o ano em que descomplicamos os desafios, pusemos em marcha as melhores ideias e desafiamos o statuos quo.», afirmou. Por isso, as despedidas são sentidas quando a missão foi cumprida. Agora, novos 7 magníficos assumem a pasta, prometendo honrar a história e construir o amanhã - «Vamos preparar o futuro da FAP e vamos, sobretudo, preparar a FAP para o futuro», garantiu.

As prioridades estão definidas: promover elementos jovens nos órgãos de decisão política e trazer para o debate público temas como o emprego e habitação dignos, além da atenção redobrada relativamente às questões do alojamento estudantil e do combate ao abandono escolar.

O projeto-piloto para testar e debater a semana de quatro dias de aulas no Ensino Superior será o primeiro desafio, e desejo, do mandato, a par da inauguração da residência estudantil na Bainharia, prevista para março.

Acolhendo as palavras dos representantes das Instituições da Cidade e da Região, que enalteceram nas suas mensagens o poder político que a FAP hoje detém, Ana Gabriela Cabilhas asseverou – «Seremos cada vez mais exigentes no respeito que nos é devido. Seremos intransigentes na defesa da qualidade das políticas de educação e de juventude».

Às Associações de Estudantes e Autoridades Académicas presentes, a Presidente da Federação Académica do Porto agradeceu, em especial, pela «postura assertiva e construtiva, que contribui para que a nossa democracia interna não seja alvo de questionamento.».

«Este ano surge como a última esperança…», anunciou Ana Gabriela Cabilhas. Saiba aqui para o quê.