Monumental Serenata e Missa da Bênção das Pastas realizam-se junto à Cordoaria!

Às 00h01 do próximo domingo, dia 6 de maio, arranca mais uma edição da Queima das Fitas do Porto. Milhares de jovens juntam-se, na cidade do Porto, para uma semana de celebração da vida académica. Considerando a agenda de jogos do Campeonato Nacional da Primeira Liga de Futebol, a Federação Académica do Porto e o Magnum Consilium Veteranorum, em coordenação com a Câmara Municipal do Porto e todas as entidades envolvidas, definiram a alteração do local da Monumental Serenata e da Missa da Bênção das Pastas 2018, para o Largo Amor de Perdição, frente à Antiga Cadeia da Relação, na Cordoaria (Rua Campo dos Mártires da Pátria, junto aos Clérigos).

A Federação Académica do Porto, nos seus mais de 28 anos de história, é hoje uma organização sólida, responsável e comprometida com os estudantes da Academia do Porto. Consciente da importância de garantir a segurança e comodidade de todos – estudantes, familiares e outros cidadãos – a FAP vai, desta forma, assegurar a tranquilidade e solenidade que as atividades académicas merecem. Esta decisão surge perante a possibilidade de a Avenida dos Aliados – local onde, nos últimos anos, se têm realizado a Monumental Serenata e a Missa da Bênção das Pastas – se tornar num espaço de celebração dos possíveis resultados dos jogos de futebol do próximo fim-de-semana.

Os transportes gratuitos disponibilizados pela FAP na noite da Monumental Serenata, também irão sofrer alterações. Os autocarros-vaivém para transportar os estudantes da Academia do Porto entre o Queimódromo e a cidade do Porto terão, excecionalmente nessa noite, a paragem na Reitoria e no Hospital de S. João.

A FAP e o Magnum Consilium Veteranorum apelam a todos os estudantes que compreendam esta situação excecional, para que a Queima das Fitas do Porto corresponda às expectativas de todos e que este evento represente, uma vez mais, o espírito incomparável da Academia do Porto.