Flagelo da Emigração Jovem: FAP exige Juventude como desígnio nacional e sob a alçada do Primeiro-Ministro

A Federação Académica do Porto (FAP) manifesta extrema preocupação relativamente aos recentes dados divulgados pelo Observatório da Emigração, que indicam que aproximadamente 30% dos jovens nascidos em Portugal estão atualmente a viver no estrangeiro.

 

Estes números, que refletem uma realidade há muito sentida, são reveladores de um país que não é para jovens. Em Portugal, os jovens saem de casa dos pais aos 29,7 anos, quando a média europeia é 26,4. Para esta realidade, muito contribui o desemprego jovem elevado - o quinto maior da União Europeia, e os baixos salários. Dados recentes mostram que 75% dos jovens ganham menos de 950€ mensais e, no que respeita ao trabalho qualificado, um jovem com qualificações superiores ganhava, em média, mais 211€ em 2011, do que em 2022.

 

“Queremos construir o nosso próprio projeto de vida, mas o país não nos permite. Somos a primeira geração a viver pior do que a anterior. Neste momento, a única solução é mesmo abandonar Portugal em busca de uma vida melhor.”, afirma o presidente da Federação Académica do Porto, Francisco Porto Fernandes.     

 

O Presidente da FAP apela que a juventude seja um desígnio nacional na próxima legislatura, “Lanço o desafio aos líderes dos partidos políticos para que assumam o compromisso de colocar a Secretaria de Estado da Juventude sob tutela do Primeiro Ministro. Tem de existir uma Secretaria de Estado da Juventude com peso político para implementar políticas transversais a todas as áreas da governação. Temos de travar este flagelo.”

 

A FAP aponta como objetivos para a legislatura, o aumento do salário real dos jovens diplomados em 30%, a diminuição do desemprego jovem em pelo menos 50%, e a redução da idade média de saída de casa dos pais em pelo menos 3 anos. 

 

“A FAP fará chegar a todos os partidos políticos um documento com os objetivos para a legislatura e propostas concretas para os atingir, na Promoção da Igualdade de Oportunidades, para a Valorização do Ensino Superior e na Garantia da Emancipação Jovem. Seremos a voz de uma geração que não se resigna.”, garante o Presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes.