
FAP e Polícia Municipal do Porto promovem ação de sensibilização no Dia Mundial do Não Fumador
A Federação Académica do Porto (FAP) e a Polícia Municipal do Porto assinalam, esta tarde, pelas 14h30, o Dia Mundial do Não Fumador com uma ação conjunta de sensibilização e consciencialização ambiental na Avenida dos Aliados e ruas circundantes.
A iniciativa, organizada através do Serviço de Policiamento Comunitário da Polícia Municipal, vai contar com a participação de cerca de 500 voluntários – estudantes da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Católica Portuguesa – e tem como objetivo alertar para os impactos nocivos provocados na saúde, pelo consumo de tabaco, e no ambiente, devido ao descarte incorreto de pontas de cigarro. A ‘recolha de beatas’ pelos estudantes visa sensibilizar a sociedade para comportamentos responsáveis e para o cumprimento da legislação – que prevê coimas entre 150 e 500 euros para quem abandonar pontas de cigarro na via pública.
Pelo segundo ano, esta iniciativa da FAP com a Polícia Municipal do Porto pretende promover a cidadania, a sustentabilidade e a consciência ambiental entre a comunidade estudantil e a população em geral. Um esforço contínuo de ambas as entidades para aproximar a academia e as forças de segurança da cidade, fomentando o envolvimento dos estudantes em causas sociais e ambientais e contribuindo para um Porto mais limpo, saudável e consciente.
O Dia Mundial do Não Fumador, celebrado em Portugal desde 1984, constitui um momento simbólico para recordar a importância de mudar comportamentos e de adotar práticas mais sustentáveis, em prol do bem-estar coletivo e do ambiente urbano.