Cortejo Académico 2018

Na próxima terça-feira, 8 de maio, os estudantes da Academia do Porto voltam a percorrer a cidade, pintando-a com as cores das várias instituições de Ensino Superior durante o Cortejo Académico, naquele que é um dos momentos altos da Queima das Fitas do Porto.

A edição de 2018 do Cortejo, por razões de segurança e condicionamentos de acesso ao Hospital de Santo António, sofrerá algumas alterações no seu percurso: o local de início do Cortejo Académico, será em frente ao Palácio da Justiça, junto ao Jardim da Cordoaria.

Desta forma, será possível manter totalmente desimpedidos os acessos às urgências do Hospital de Santo António, redimensionar o trajeto do Cortejo e o seu tempo de duração, permitindo, assim, que todos os estudantes cheguem mais cedo à Tribuna, junto aos Paços do Concelho, e, simultaneamente, melhorar a mobilidade na Cidade, diminuindo a zona interdita ao trânsito.

Esta alteração resulta da estreita colaboração entre a Federação Académica do Porto, o Magnum Consilium Veteranorum e a Câmara Municipal do Porto que, em articulação com todas as entidades envolvidas na organização da Queima das Fitas do Porto 2018, estão a trabalhar para que o evento decorra com a segurança, logística e acessibilidade desejáveis.

Devido à passagem do Cortejo, o trânsito sofrerá os seguintes condicionamentos:

Condicionamento de trânsito com corte total de via, das 09h00 do dia 8 às 02h00 do dia 9 de maio:

─ Rua da Restauração, no troço compreendido entre a Rua do Dr. Alberto Aires Gouveia e o Campo Mártires da Pátria;

─ Rua do Professor Vicente José de Carvalho, no troço compreendido entre Gouveia o Campo Mártires da Pátria e a Rua do Carmo;

─ Campo Mártires da Pátria;

─ Rua do Dr. Ferreira da Silva.

Condicionamento de trânsito com corte total de via, das 14h00 do dia 8 às 02h00 do dia 9 de maio:

─ Rua de S. Filipe de Nery;

─ Rua das Carmelitas;

─ Rua dos Clérigos;

─ Praça da Liberdade;

─ Avenida dos Aliados;

─ Praça do General Humberto Delgado;

Condicionamento de estacionamento, no dia 8 de maio:

─ Campo Mártires da Pátria;

─ Arruamento poente, na Rua do Dr. Ferreira da Silva;

─ Arruamento sul, na Rua de S. Filipe de Nery;