
Comissão de Prevenção de Comportamentos de Risco da Queima das Fitas do Porto 2025
Os estudantes das Instituições de Ensino Superior do Porto vão poder inscrever-se durante as próximas semanas na Comissão de Prevenção de Comportamentos de Risco (PCR) da Queima das Fitas do Porto 2025. A iniciativa da Federação Académica do Porto está empenhada em prevenir a ocorrência de casos de violência e discriminação durante as Noites no Queimódromo. O prazo de inscrições arranca esta sexta-feira e prolonga-se até 8 de abril.
É desta forma que a Comissão de PCR, estabelecida em 2022, procura consciencializar e capacitar todos os envolvidos, apelando a comportamentos que respeitem a individualidade de cada um. A Comissão, composta por comissionistas e colaboradores, estudantes e profissionais da área da Psicologia, atua em diversas áreas, desde medidas preventivas e atividades direcionadas a comportamentos de violência de género, violência sexual e discriminação de grupos vulneráveis; redução de comportamentos de risco, nomeadamente, no consumo de álcool e outras substâncias psicoativas: e intervenção em crise, como prevenção e mitigação de situações de vulnerabilidade psicológica e/ou emocional.
Os estudantes inscritos nas Instituições de Ensino Superior do Porto e representados por uma Associação de Estudantes federadas na FAP podem concorrer às 70 vagas disponíveis. A inscrição é feita na plataforma até às 23h59 do dia 8 de abril, após a leitura do regulamento.
No caso de o número de inscrições ser superior ao número de vagas, a prioridade é dada aos alunos da área de Psicologia, Enfermagem, Medicina e Criminologia, pela respetiva ordem. Para mais informações contactar prevencao@fap.pt.