Francisco Porto Fernandes reeleito Presidente da Federação Académica do Porto
Francisco Porto Fernandes, estudante do Mestrado em Economia da Universidade do Porto, foi reeleito presidente da Federação Académica do Porto (FAP) para o mandato 2024/2025. Encabeçando a única lista candidata – Lista M – Mais Futuro, Mais Academia – Francisco Porto Fernandes foi eleito com 22 votos a favor e 4 votos em branco, num universo de 26 Associações de Estudantes que marcaram presença nas eleições que decorreram ontem, 5 de dezembro.
“Os jovens precisam de esperança, esperança de uma vida melhor em Portugal. Precisa de uma nova forma de fazer política e a FAP pode, e deve, ser o motor dessa nova forma de fazer política”, defende o presidente da FAP, o organismo máximo de representação dos estudantes da Academia do Porto, que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no mandato anterior.
“Somos a geração das crises: da dívida pública, da pandemia e da inflação. Não conseguimos sair de casa dos nossos pais, porque o salário é menor do que a renda, não conseguimos poupar para concretizarmos os nossos sonhos e, muitas vezes, a única solução é abandonar o país à procura do nosso próprio projeto de vida”, exemplifica Francisco Porto Fernandes.
Atualmente, a FAP representa mais de 80 mil estudantes, abrangendo os quatro subsistemas de Ensino Superior em Portugal. Entre as medidas apresentadas pela direção da FAP para o próximo ano estão o combate à desigualdade de oportunidade, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, o investimento no Centro de Estudos da FAP para desenvolver estudos de interesse público com vista a contribuir para as políticas públicas, o combate às alterações climáticas, a defesa dos direitos humanos, a recuperação da sede da FAP no Campo Alegre, o lançamento da APP FAP – a Academia no Bolso, entre outras.
Natural do Porto, Francisco Porto Fernandes é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Entre 2022 e 2023, foi Presidente da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico da FEP e o Conselho de Ação Social da Universidade do Porto. Em 2023, assumiu o cargo de Vogal da Direção da Federação Académica do Porto, e está pelo segundo ano consecutivo na presidência da FAP sendo o presidente mais novo de sempre da estrutura.
Ao lado de Francisco Porto Fernandes seguem também para o segundo mandato Maria Teresa Santos (da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa), Guilherme Torres (Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Tiago Teixeira (Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), Sofia Castro (Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Margarida Moreira (Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Integram a direção da FAP, pela primeira vez, Bernardo Oliveira (Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem do Porto), Sofia Silva (Faculdade, da Associação de Estudantes de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto) e Pedro Moreira (Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto).