A Federação Académica do Porto (FAP) foi fundada em 1989, surgindo como interlocutor representativo da maior Academia do país...

COMUNICADO - Estudantes do Ensino Superior com presente de Natal Envenenado

A dias da celebração da consoada, e com a pausa letiva do Natal à vista, os estudantes bolseiros deslocados que frequentam o ensino superior encontram-se a ser contactados pelos Serviços de Ação Social de diversas Instituições de Ensino Superior, que lhes estão a solicitar os pagamentos do alojamento e a apresentação dos respetivos comprovativos até ao final do presente mês.
É a primeira vez que este procedimento se realiza nos últimos anos letivos, e é justificado pela DGES como uma consequência da prestação de contas perante os fundos comunitários que financiam a Ação Social.
A missiva enviada aos Serviços de Ação Social indicava que os bolseiros, que não tivessem saldadas as suas dívidas perante as Instituições, teriam o complemento de alojamento reduzido a zero euros e a possibilidade de ser efetuado um acerto de contas que poderia resultar numa diminuição drástica no valor da bolsa de estudos.
Este acontecimento que até ao momento não apresenta qualquer enquadramento legal veio surpreender os presidentes das estruturas subscritoras deste comunicado, que repudiam tal tomada de posição perante a DGES e a tutela que permitiu esta ocorrência. É urgente uma solução para este problema, e, por esse motivo, exigimos a reversão das orientações dadas às Instituições e exigimos também uma resposta por parte do MCTES e da Direção-Geral do Ensino Superior.
Destacamos ainda que esta é mais uma prova do desinvestimento verificado no Ensino Superior, em particular da Ação Social em Portugal, que depende ao momento de fundos europeus, reduzindo cada vez mais a responsabilidade do estado no apoio aos estudantes carenciados e colocando ainda mais pressão no orçamento das famílias portuguesas. Acima de tudo condicionando o futuro da frequência do Ensino Superior em Portugal.
Enquanto dirigentes estudantis, criticamos o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por não ter até ao momento previsto esta situação, obrigando muitos estudantes a alterarem a gestão dos apoios que lhes foram concedidos para assim priorizarem o pagamento do alojamento evitando perder este apoio inserido na Bolsa de Estudos.
É igualmente notória a inexistência de conhecimento por parte da tutela, que até ao momento desconhecia tal obrigação e que após ter atualizado a plataforma de bolsas no presente ano civil, com a intenção de simplificar os processos, não inseriu nenhuma área que permitisse a efetiva simplificação dos procedimentos agora exigidos.

As estruturas subscritoras: Associação Académica de Lisboa, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica da Universidade de Trás-os–Montes e Alto Douro, Federação Académica do Porto e Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (por ordem alfabética).

FAP - Federação Académica do Porto
Rua do Campo Alegre, 627
4150 - 179 Porto
Fax 226 076 379
Email geral@fap.pt
Horário de atendimento:
De Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:30.
seara.com