A Federação Académica do Porto (FAP) foi fundada em 1989, surgindo como interlocutor representativo da maior Academia do país...

Centro de Estudos FAP



Descrição Sumária

De acordo com a visão que temos para a Federação Académica do Porto (FAP), na qual a componente política é um dos núcleos da atividade da FAP, e de acordo com a importância que damos ao conhecimento técnico político-pedagógico, lançamos um "Centro de Estudos”, dotado com meios próprios e que desenvolve trabalhos de pesquisa e relatórios que permitem à Direção da FAP adquirir conhecimento técnico que eleve ainda mais a qualidade das suas posições políticas e promovendo assim uma crescente afirmação nacional e internacional da FAP enquanto estrutura política de qualidade.

Acreditamos que é necessário elevar o paradigma atual no meio associativo, e que isso só se fará com uma maior aposta na recolha e tratamento de dados da realidade do ensino superior. Entre diversas áreas de atuação, este "Centro de Estudos” aborda temáticas como o financiamento das instituições, faz estudos comparativos da rede de ensino superior nacional com outras realidades internacionais, faz estudos relacionados com a população estudantil, analisa o trabalho das instituições de ensino superior no que toca às questões de qualidade e avaliação e demais documentos de investigação ou de apoio às decisões políticas da FAP que sejam requeridas.

O Centro de Estudos da FAP é coordenado pela Direção da FAP, tendo uma Comissão Científica com poderes consultivos.


Planeamento Estratégico

Visão
Com o "Centro de Estudos", a FAP pretende-se afirmar como uma estrutura de representação estudantil com relevo internacional e como referência nacional no debate de políticas educacionais e laborais.

Missão
Desenvolver uma investigação de referência (em exigência e em qualidade) ou complementar o trabalho de investigação da Direção da FAP, suportando e incrementando, o já elevado nível das posições políticas da FAP, através da realização da recolha e tratamento de dados e também da realização de estudos vinculados a temáticas onde a FAP atua (e.g. política educativa, emprego, empreendedorismo, ciência, investigação, desenvolvimento,...) e da prestação de apoio e de aconselhamento técnico-científico de excelêcia à Direção da FAP e sempre que esta requeira aos seus parceiros.

Princípios e Valores
  • Independência político-institucional.
  • Trabalho sistemático, incisivo, rigoroso e de qualidade.
  • Cultura da valorização do mérito.
  • Responsabilidade social e pública.
  • Cooperação intrainstitucional e interinstitucional.
Data de início de atividade:
segunda-feira, 06 de agosto de 2012




Ficheiro PDF Relatório "A Ação Social Indireta no Ensino Superior Português" (479,8 kb)
Ficheiro DOCX 12agosto2012 Mobilidade Profissional e a Internacionalização do Emprego Jovem (relatório) (116,59 kb)

Voltar

FAP - Federação Académica do Porto
Rua do Campo Alegre, 627
4150 - 179 Porto
Tel. 226 076 370
Fax 226 076 379
Email geral@fap.pt
Horário de atendimento:
De Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:30.
seara.com