A Federação Académica do Porto (FAP) foi fundada em 1989, surgindo como interlocutor representativo da maior Academia do país...

AEICBAS

AEICBAS - Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar


Descrição: A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS-UP) é a associação que representa oficialmente os estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, tendo sido fundada a 22 de maio de 1986. Representa os cerca de 3500 estudantes do ICBAS dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático, Bioquímica e Bioengenharia e os estudantes de mestrados, doutoramentos e pós-graduações que o ICBAS disponibiliza. Os estudantes são automaticamente considerados seus sócios quando se encontram inscritos nesta unidade orgânica.
A AEICBAS é representada e gerida por três Órgãos: Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal.
A AEICBAS é dirigida pela Direção, composta por estudantes, e é eleita anualmente no final do ano letivo em eleições abertas a todos os estudantes. É constituída por um Núcleo de Gestão, do qual fazem parte o Presidente, o Vice-Presidente, o Tesoureiro, o Gestor de Projetos e o Gestor de Pedagogia, assim como nove departamentos, sendo eles: Educação & Pedagogia, Medicina, Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático, Ciência e Relações Internacionais, Comunicação & Imagem, Desportivo, Cultural & Recreativo e Marketing & Merchandising.
A AEICBAS envolve-se num conjunto diverso de atividades que permitem o cumprimento dos seus objetivos e a dinamização académica e profissional dos alunos.

Das principais atividades desenvolvidas pela AEICBAS fazem parte:

I ABC – AEICBAS Biomedical Congress: An innovative multidisciplinary approach to life sciences
A realizar pela primeira vez neste mandato, este é um projeto inovador a nível nacional, que reflete inteiramente o espírito de Biomédicas. Trata-se de um congresso plural e absolutamente multidisciplinar, que reúne no mesmo espaço os estudantes dos diferentes ciclos de estudos do ICBAS: Medicina Veterinária, Ciências do Meio Aquático, Medicina, Bioengenharia e Bioquímica. A realização de palestras transversais a todos os cursos permitirá incrementar o contato entre estudantes, professores e profissionais das diferentes áreas, assim como fomentar a investigação biomédica e a inovação. Simultaneamente, serão realizadas várias conferências e workshops práticos dentro de cada área, o que permitirá aos participantes aprofundarem os seus conhecimentos em temáticas basilares e atuais. Este ambicioso projeto pretende aproximar todos os estudantes, preparando-os para um mercado de trabalho altamente competitivo, exigente e em constante mutação.

Semana Cultural Professor Abel Salazar
Esta é uma semana dedicada ao Prof. Abel Salazar, à celebração do aniversário da AEICBAS, à unificação de toda a comunidade do ICBAS e à cultura. A Semana Cultural conta com atividades como o Churrasco em Vairão, o Sarau Cultural, onde se realizam as atuações dos grupos académicos e culturais do ICBAS, a Flower Power, festa de encerramento realizada na faculdade, e múltiplos workshops e concursos em áreas como a literatura, pintura, cinema, escultura, dança, gastronomia e música.

Torneio Internacional Professor Doutor Nuno Grande
O Torneio Internacional Professor Doutor Nuno Grande tem como objetivo o incentivo da prática de exercício físico nos estudantes do ensino superior, nacionais e internacionais, mais concretamente das faculdades de medicina, medicina veterinária, ciências do meio aquático, bioquímica e bioengenharia. Este torneio é organizado anualmente pela AEICBAS, em homenagem ao Prof. Doutor Nuno Grande, cofundador do ICBAS e figura ímpar do universo académico e social português, que merece todo o nosso respeito e admiração. Cerca de 200 estudantes participam neste torneio através da prática de várias modalidades, como basquetebol 3x3, futebol de 7, futsal, voleibol e andebol. Aliados à componente desportiva estão sempre o convívio e o intercâmbio cultural, tornando esta atividade um marco incontornável em cada ano letivo.

Hospital dos Pequeninos
O Hospital dos Pequeninos é uma atividade que convida cerca de 1500 crianças das escolas pré-primárias e primárias do distrito do Porto, a recriarem um ambiente hospitalar ao trazerem os seus brinquedos "doentes”, de modo a desmistificar a bata branca junto dos mais novos. Esta atividade desenrola-se nas instalações do Hospital de Santo António – Centro Hospitalar do Porto. Esta atividade conta com cerca de 300 participantes, sendo que, além dos estudantes do ICBAS, já contamos com a participação especial de diversas faculdades, como FFUP, FMDUP e FCNAUP.

Medicina na Periferia
A Medicina na Periferia é uma atividade de rastreio de fatores de risco para o desenvolvimento de diversas patologias e de educação para a Saúde na comunidade, que tem lugar em vários Municípios do Norte e Centro de Portugal. A Medicina na Periferia visa complementar a formação curricular do atual plano de estudos do Mestrado Integrado em Medicina, uma vez que promove a prática de conhecimentos adquiridos, o desenvolvimento das capacidades na interação médico-doente, o contacto com diferentes realidades de prestação de cuidados de Saúde no nosso País e a intervenção na população geral no âmbito da Medicina Preventiva. Este último ponto é um ato primordial para uma maior qualidade de vida, pelo que é inquestionável a sua utilidade pública para as populações abrangidas por este projeto.


Voltar

FAP - Federação Académica do Porto
Rua do Campo Alegre, 627
4150 - 179 Porto
Tel. 226 076 370
Fax 226 076 379
Email geral@fap.pt
Horário de atendimento:
De Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:30.
seara.com