Francisco Porto Fernandes eleito Presidente da Federação Académica do Porto

Francisco Porto Fernandes, estudante do Mestrado em Economia da Universidade do Porto, foi eleito, quarta-feira, dia 6 de dezembro, Presidente da Federação Académica do Porto (FAP). Aos 20 anos, torna-se o Presidente mais novo de sempre da História da Federação

Encabeçando a única lista candidata, Francisco Porto Fernandes, foi eleito com 22 votos a favor e 1 voto em branco, num universo de 23 Associações de Estudantes que marcaram presença nas eleições e que integram o organismo máximo de representação dos estudantes da Academia do Porto.

 

«Em 2024 celebramos os 50 anos do 25 de Abril de 1974. Uma das principais conquistas do Portugal Democrático foi, indiscutivelmente, o Ensino Superior. Se em 1974 éramos apenas 80 mil estudantes, hoje somos mais de 400 mil, o que nos deve orgulhar enquanto País. Contudo, continua a existir um longo caminho a percorrer. Continuamos a aprender como no século passado com uma carga horária excessiva e aulas expositivas e unilaterais. Vemos o valor do Ensino Superior a decrescer, com o prémio salarial dos graduados a cair para metade em 10 anos. Somos obrigados a emigrar na busca de uma vida melhor, vivendo Portugal o flagelo da fuga de talento. Saímos de casa dos nossos pais aos 30 anos e não conseguimos emancipar-nos. Queremos em 2024 uma FAP que seja parte da solução e cujo propósito é proporcionar melhores condições de vida aos estudantes.», declarações de Francisco Porto Fernandes, presidente eleito da Federação Académica do Porto, que afirma o seu projeto na FAP como continuidade do trabalho desenvolvido por Ana Gabriela Cabilhas.

 

Os desafios para o próximo ano são claros – combater as desigualdades sociais e o flagelo da emigração jovem qualificada. Francisco Porto Fernandes reforça «A FAP está longe de se esgotar no Ensino Superior. A FAP é os estudantes que representa, mas também uma estrutura de liderança geracional. O combate às desigualdades sociais no Ensino Superior e fora dele tem de ser uma prioridade, num país onde as famílias pobres demoram cinco gerações a subir de classe social e os alunos das classes mais baixas são praticamente inexistentes nos cursos com nota de entrada mais elevada. O relatório PISA 2022 afirma que a condição socioeconómica é um dos fatores que mais influencia os resultados académicos em Portugal, refletindo um sistema educativo que está a falhar. A educação é a base de uma sociedade quando a educação falha, tudo falha. O combate à emigração jovem qualificada, será também bandeira da FAP em 2024. Em Portugal, 75% dos jovens ganham menos de €950,00, os baixos salários obrigam-nos a emigrar. Nos últimos 20 anos 200 mil licenciados emigraram, o que representa um custo de, pelo menos, 18 mil milhões de euros para o país. Queremos construir o nosso próprio projeto de vida e o país não nos permite. Portugal está a falhar-nos.»

 

«A FAP tem de afirmar a educação como guardiã da democracia e da liberdade perante os extremismos e populismos que diariamente corroem as instituições pela Europa fora. Somos a voz crítica e consciente da nossa geração. Em ano de eleições legislativas e europeias, marcaremos a agenda política. Seremos cada vez mais exigentes com o respeito que nos é devido, um país que não valoriza os jovens ignora o futuro. Seremos intransigentes na defesa da qualidade das políticas de juventude e de educação. Seremos a voz de uma geração que não se resigna a ser a primeira a viver pior do que a dos seus pais.», afirma Francisco Porto Fernandes. 

 

Portuense por nascimento e convicção, Francisco Porto Fernandes é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Porto (FEP). Entre 2022 e 2023, foi Presidente da Associação de Estudantes da FEP (AEFEP), tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico da FEP e o Conselho de Ação Social da Universidade do Porto. Em 2023, assumiu o cargo de Vogal da Direção da Federação Académica do Porto, presidida por Ana Gabriela Cabilhas, desenhando-se, assim, o percurso que culminou com a candidatura à presidência da Federação Académica do Porto. 

 

Ao lado de Francisco Porto Fernandes, Maria Teresa Santos, da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, foi eleita Tesoureira da FAP, Ana Grandinho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Guilherme Torres, da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foram eleitos Vice-Presidentes.

 

A Direção da FAP terá ainda como Secretária-Geral Carolina Moreira, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, e como Vogais Sofia Castro, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Tiago Teixeira, da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Margarida Moreira, da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mariana Almeida, da Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

 

A Federação Académica do Porto foi fundada em 1989 e é composta por 26 Associações de Estudantes, representando mais de 80 mil estudantes de várias Instituições de Ensino Superior da Grande Área Metropolitana do Porto.

 

A Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Federação Académica do Porto para o ano de 2024 vai ter lugar no próximo dia 20 de dezembro na Casa da Música.