Foto: Artur Machado / Global Imagens

FAP alerta para constrangimentos provocados pelas obras da Metro do Porto

Em causa está o encerramento de dois parques de estacionamento no Pólo do Campo Alegre.

Os dois parques de estacionamento que abrigam centenas de carros, localizados no Campo Alegre, vão ser encerrados, devido às obras da Linha Rubi. A falta de alternativas está a gerar preocupação na comunidade académica, que agrega mais de 10 mil estudantes naquela área.

No sentido de esclarecer a situação e encontrar alternativas, a Federação Académica do Porto (FAP) já fez um pedido de reunião à Metro do Porto. Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP, garante que “fechar simultaneamente os parques de estacionamento vai gerar o caos”. “Estava planeado concluir a Linha Rosa, melhorando a acessibilidade à zona do Campo Alegre, e depois sim, começar a Linha Rubi”, diz Francisco Porto Fernandes e assegura: “Os estudantes, muitos deles de longe e que devido à crise do alojamento têm de vir todos os dias de carro, vão ser extremamente prejudicados.”

“Compreendemos a urgência em cumprir o Plano de Recuperação e Resiliência e a importância desta linha, mas não pode ser a qualquer custo. É preciso planeamento”, explica o presidente da FAP. Os sucessivos atrasos das empreitadas constituem um grave constrangimento para a cidade do Porto, afetando diretamente os estudantes. A FAP defende que é necessário respeitar aqueles que todos dias têm de continuar a trabalhar e a estudar nas Instituições de Ensino Superior da cidade.

 

Foto: Artur Machado / Global Imagens