COVID-19: Informações Importantes

O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos e, por esse motivo, a fonte da infeção é ainda desconhecida.

A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados:
• Febre (T>37,5ºC)
• Tosse
• Dificuldade respiratória (Falta de ar)

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados. Assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as seguintes medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

• Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
• Evitar tocar na cara com as mãos;
• Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

Tento em conta a atual situação do país, o Conselho de Ministros aprovou ontem, dia 12 de março, um conjunto de medidas extraordinárias e de caráter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19 e decretou a suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais nas escolas de todos os níveis de ensino a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de março.

Posto isto, todos os estudantes que tiverem dúvidas sobre a forma que a sua instituição irá proceder, poderão encontrar nos seguintes links os Planos de Contingência das seguintes instituições:

Universidade do Porto

Politécnico do Porto

Católica do Porto

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Universidade Portucalense

Universidade Lusíada - Norte

Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Se pertences a alguma Instituição que não foi referida anteriormente, procura diretamente no site oficial da tua Instituição, também terão informação disponível.

A melhor forma de ajudares é manteres-te informado, recorrendo a fontes de informação de Instituições Oficiais como DGS, OMS, SNS, INEM com factos que combatam as informações enviesadas ou contraditórias. Em caso de sintomas contacta o SNS24 e segue as recomendações que te forem dadas!

Neste momento, a FAP também está preocupada em minimizar os impactos negativos destas medidas que são necessárias, nomeadamente, assegurar o ensino à distância. Estamos em contacto com as instituições para garantir que isso aconteça.

Sê um “Agente de Saúde Pública” e promove boas práticas como higiene das mãos e etiqueta respiratória mas, não te esqueças que é ao agir de forma concertada e cívica que vamos todos, juntos, contribuir para a resolução deste problema.