Ana Gabriela Cabilhas eleita Presidente da Federação Académica do Porto pela 3ª vez

Ana Gabriela Cabilhas eleita Presidente da Federação Académica do Porto pela 3ª vez

Ana Gabriela Cabilhas, estudante do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição da Universidade do Porto, foi eleita, segunda-feira, dia 5 de dezembro, para um novo mandato como Presidente da Federação Académica do Porto (FAP). No ano presente, tornou-se na primeira mulher a ser reconduzida no cargo. Hoje, após 33 anos de história, torna-se, além do fundador da Federação Diogo Vasconcelos, o único representante a assumir o 3º mandato.

Encabeçando a única lista candidata, Ana Gabriela Cabilhas foi eleita com 21 votos a favor e 2 votos em branco, num universo de 23 associações de estudantes que marcaram presença nas eleições e que integram o organismo máximo de representação dos estudantes da Academia do Porto.

«Na pandemia, prometeram-nos que mentalidades e comportamentos iam ser mudados. Ficamos na expectativa de que algo maior ia acontecer, na Academia e no país. Hoje, para além de estar tudo na mesma, a guerra e a crise inflacionária trazem-nos mais desafios. O 3º mandato é a minha última esperança de encontrar juventude nos decisores políticos. A FAP abraçou diversas batalhas nos últimos anos, mas a meta, se é que um dia haverá alguma, está longe de se avistar. Acredito, mais do que nunca, na força viva e reivindicatória da juventude e na nossa capacidade de superação e de coesão. Estou aqui, em 2023, por uma voz que quer falar ainda mais alto.», declarações de Ana Gabriela Cabilhas, Presidente da Federação Académica do Porto eleita pela 3ª vez.

Um dos desafios para o próximo ano é claro – a emancipação jovem. Ana Gabriela Cabilhas reforça «A FAP está longe de se esgotar no Ensino Superior. A FAP é, também, a defesa de emprego e habitação dignos. A FAP é os estudantes que representa, mas também uma estrutura de liderança geracional. E os jovens carregam um peso nunca antes imaginado. Precisam de ser cada vez mais capazes nos seus empregos e nas suas vidas. E precisam de oportunidades para viverem a plenitude das suas aspirações.».

O mandato do ano 2022 ficou marcado pela pressão exercida pela Federação Académica do Porto junto dos órgãos de decisão, e suas conquistas consequentes. O alojamento estudantil e o combate ao abandono escolar são o propósito mais recente, onde a Federação Académica do Porto viu apresentadas propostas suas no Orçamento do Estado para 2023. Além disso, no momento em que o PRR começa a acusar as suas primeiras grandes dificuldades na execução, a FAP é a primeira estrutura a apresentar uma residência para estudantes.

«A FAP tem de representar a militância da juventude na defesa da democracia e da liberdade. Não somos politicamente ignorantes nem civicamente ingénuos. Somos a voz crítica e consciente da nossa geração. Seremos cada vez mais exigentes no respeito que nos é devido. Seremos intransigentes na defesa da qualidade das políticas de juventude e de educação.», afirma Ana Gabriela Cabilhas.

Natural de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, Ana Gabriela Cabilhas é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da U.Porto (FCNAUP). Entre 2017 e 2019, foi presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP), tendo ainda integrado o Conselho Pedagógico e o Conselho Executivo da faculdade.

Em 2018, assumiu o cargo de vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Federação Académica do Porto e, um ano depois, passou a integrar a direção daquele organismo. Desenhava-se assim o percurso que culminou, em 2021, com a eleição daquela que é a primeira mulher ligada à U.Porto a liderar os destinos da FAP.

Estudante do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição – “partilhado” entre a FCNAUP e a Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) -, Ana Gabriela Cabilhas é ainda um dos quatro representantes dos estudantes no Conselho Geral da U.Porto, um dos principais órgãos de decisão da Universidade.

Desde março deste ano, integra, ainda, o Conselho Nacional de Educação (CNE), um órgão independente, com funções consultivas, que funciona junto dos Ministérios da Educação e Ciência e Ensino Superior.

Ao lado de Ana Gabriela Cabilhas, Tiago Cruz, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto, foi eleito tesoureiro da FAP, e João Fonseca, da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Carlos Alves, da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foram eleitos vice-presidentes.

A direção da FAP terá ainda como secretário-geral Daniel Pinto, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade da Administração do Porto, e como vogais Maria Teresa Santos, da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Daniela Monteiro, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde, Francisco Fernandes, da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e Inês Vieira, da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

A Federação Académica do Porto foi fundada em 1989 e é composta por 27 Associações de Estudantes, representando cerca de 70 mil estudantes de várias instituições de Ensino Superior da Grande Área Metropolitana do Porto.

A Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da Federação Académica do Porto para o ano de 2023 vai ter lugar no dia 15 dezembro, no Museu Nacional de Soares dos Reis.