Acesso ao Queimódromo - Comunicado Federação Académica do Porto

A Queima das Fitas do Porto é um evento sempre muito esperado e desejado pelos estudantes, ex-estudantes e demais interessados.

A Federação Académica do Porto, com o propósito de melhorar e acrescentar valor à Queima das Fitas, tem vindo a introduzir, ano após ano, diversas inovações. Estas têm sempre como único objetivo causar impacto positivo na comunidade que a frequenta, no meio que a envolve e na experiência académica celebrada.

No âmbito do arranque das Noites da Queima das Fitas do Porto de 2023, decorrido na madrugada de 7 de maio, a Federação Académica do Porto detetou e confirma constrangimentos subjacentes ao decorrer do evento relacionados com o acesso ao recinto e com a utilização do sistema cashless.

De maneira a proporcionar a melhor experiência aos utilizadores da Queima das Fitas do Porto de 2023, a Direção da FAP tomou prontamente as seguintes medidas:

1.         Reforço da sinalética e uma clara identificação das portas de entrada;

2.        Alteração da localização da porta 2, passando este acesso a ser feito junto ao Palco Principal (Ver planta);

3.        Criação de corredores dedicados a cada porta, permitindo um acesso fluído ao recinto e em completa articulação com as forças de segurança;

4.        Além da entrada com pulseira, será permitida a entrada com Bilhete BOL (físico ou digital), podendo ser levantada a pulseira nos postos de carregamento já no interior do recinto;

5.        Desta forma, haverá dispensa de troca de bilhete por pulseira;

6.        Em consequência, os pagamentos decorrerão de modo híbrido: através de cashless e dos normais meios de pagamento (numerário e outros).

Estas medidas foram adotadas em resposta aos problemas identificados e numa estreita relação de colaboração e compromisso com os parceiros envolvidos no evento.

A FAP apela, assim, à compreensão para estas medidas por parte de todas as pessoas que adquiriram e vão adquirir ingressos para a Queima das Fitas do Porto de 2023, um evento em constante transformação, de modo a melhor proporcionar uma experiência que é única e memorável para os estudantes da Academia do Porto.