FAP

PASSAPorto

logo_passaporto.jpg

 

PASSAporto - Projeto de Apoio Social e Solidário Académico do Porto da Federação Académica do Porto (FAP)

 

Descrição

A limitação de um sistema de ação social muitas vezes rígido e que não consegue responder a situações específicas e de reduzidos apoios a título extraordinário (e maioritariamente empréstimos) é claramente insuficiente para travar algumas - sempre demasiadas - situações de abandono do ensino superior. Assim, impõe-se uma resposta que tenha em consideração as especificidades e dificuldades das famílias e que lhes seja próximo e de fácil acesso. E aí, entra o PASSAPorto - Projeto de Apoio Social e Solidário Académico do Porto da Federação Académica do Porto (FAP). 

O técnico da segurança social, com base num pré-diagnóstico técnico, irá informar os jovens estudantes do enquadramento, o seu e o das suas famílias, no sistema contributivo, prestacional e de proteção social da Segurança Social.

 

Tipo de Soluções Prestadas pelo técnico da segurança social:

- Pré diagnóstico técnico.

- Informação sobre o sistema de segurança social (direitos; deveres; legislação, como por exemplo relativos a prestações familiares; desemprego; incapacidade para o trabalho; rendimento social de inserção;...).

- Apoio a agregados familiares em carência/insuficiência económica.

- Agilização dos processos necessários que venham a suprimir as carências económicas.

- Acompanhamento e apoio na resolução das situações de dívidas contributivas, tributárias e prestativas.

- Apoio na procura de solução quando o problema apresentado pelo estudante/agregado familiar não é contemplado pelos Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo nem pelos Auxílios de Emergência dos serviços de ação social das instituições do ensino superior.

 

Email: passaporto@fap.pt