FAP

FAP assina Carta de Compromisso Sustentável

Esta quinta-feira, 12 de novembro, pelas 17h, no Pólo Zero, a Federação Académica do Porto, como representante dos/as estudantes da Academia do Porto, assinou uma Carta de Compromisso Sustentável, juntamente com as Associações de Estudantes da Academia do Porto. Na assinatura, estiveram presentes o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Manuel Heitor, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Professor Doutor João Pedro Fernandes, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Filipe Araújo, via vídeoconferência. Na cerimónia estiveram ainda representadas as Instituições de Ensino Superior da cidade.

A Federação Académica do Porto tem como missão caminhar para um futuro mais sustentável, propondo múltiplas ações para que seja possível solucionar problemas do presente, perseverando as gerações futuras. Nesse sentido, criou-se um compromisso com um objetivo comum: tornar o tema da sustentabilidade transversal a vários momentos do dia a dia, de forma prática e eficaz, com medidas que serão aplicadas em diversas circunstâncias.

Um dos tópicos desta Carta de Compromisso Sustentável menciona: “Inseridos numa Academia dinâmica, com as ferramentas necessárias para colocar em prática aquilo que idealizamos e encontrando-se os problemas já identificados, fazemos deste o ponto de partida para a evolução nesta matéria. A ação climática é um dos tópicos mais discutidos atualmente. A par da ação climática, é nosso objetivo contribuir para uma sociedade mais responsável e menos consumista, baseada num estilo de vida saudável aos mais diversos níveis. Comprometemo-nos a pensar em conjunto, de uma forma inclusiva, para que todos possam ter uma voz ativa e preponderante na construção de um futuro mais sustentável”.

A Federação Académica do Porto reconhece que a Educação está sempre na base daquilo que é o desenvolvimento humano sustentável e, por acreditar que a Academia é partilha e reflexão, pretende com esta Carta afirmar um compromisso robusto e transversal na área da Sustentabilidade.

Em suma, a Federação Académica do Porto e as suas Associações de Estudantes, comprometem-se a implementar valor e medidas que têm como objetivo final e comum a optimização da qualidade de vida dos estudantes da Academia do Porto e, assim, salvaguardar as gerações futuras e a vida no nosso planeta.