Queima das Fitas do Porto
A Queima das Fitas do Porto é o maior evento académico de Portugal organizado, de forma totalmente voluntária, pelos estudantes.
A Queima das Fitas do Porto acontece, impreterivelmente, na primeira semana completa do mês de maio. Nessa data, os estudantes finalistas despedem-se da Academia e da Cidade que os acolheu, festejando ao lado da comunidade estudantil e de todas as pessoas que, de alguma forma, marcaram o seu percurso. São 8 dias cheios, de atividades e de grandes emoções. Os dias preenchem-se de cerimónias de reconhecimento, com música, dança e desfiles, e terminam no Queimódromo, com noites de festa.
Com o passar dos anos, a Queima das Fitas do Porto evoluiu de tal forma que hoje não é mais um festejo restrito à comunidade estudantil. É, também, uma cerimónia da própria Cidade, que movimenta, já, mais de 400 000 pessoas, unindo a região.
O Queimódromo está mais completo do que nunca com 3 palcos onde se promove a cultura e atuam artistas de renome, respondendo às expectativas do público. Sem esquecer as míticas barraquinhas, que são ponto de encontro e reencontro dos/as estudantes.
São 10 as Atividades Académicas, que complementam a festa que se vive, e se viverá sempre, no Queimódromo.
-
Monumental Serenata - A Monumental Serenata abre a semana mais ansiada do ano, a semana da Queima das Fitas do Porto. A cidade é embalada pelos acordes das guitarras dos Grupos de Fados e é coberta pela emoção dos finalistas e pelo negro das suas capas.
-
Missa da Benção das Pastas - A conclusão do percurso académico é celebrada na Missa da Benção das Pastas, presidida pelo Bispo do Porto. A cerimónia simboliza a transição para a vida adulta e a nova etapa dos estudantes. Os finalistas despedem‑se acompanhados pelas pessoas que lhes são mais próximas.
-
ECAP - O Encontro de Coros da Academia do Porto é uma das atividades mais prestigiadas e antigas da Queima das Fitas, destacando-se pelo seu valor cultural. Os grupos de Canto Coral reúnem-se num palco emblemático da cidade, onde partilham e celebram o talento das suas vozes e interpretações musicais.
-
Dia da Beneficência - O Dia da Beneficência distingue-se pelo seu forte compromisso com a responsabilidade social. Os/as estudantes percorrem as ruas da cidade Invicta para recolher donativos destinados a instituições de apoio e a causas sociais.
-
Concerto Promenade - O Concerto Promenade destaca a força e a subtileza da música erudita, valorizando a formação dos estudantes da Academia do Porto ao oferecer‑lhes a oportunidade de atuar com uma Orquestra de prestígio. Evoca ainda o espírito melancólico e nostálgico ligado à vivência académica.
-
Cortejo Académico - O Cortejo Académico enche a Baixa do Porto com centenas de milhares de estudantes que desfilam com as cores das suas Instituições, num ambiente marcado por música, emoção e forte simbolismo. Na tradicional terça‑feira, o encontro reúne estudantes, familiares e amigos no coração da cidade. É um momento que celebra a identidade académica e assinala tanto o início como a despedida do percurso universitário.
-
FITA - O Festival Ibérico de Tunas Académicas, reconhecido como um dos maiores e mais expressivos eventos de tunas no país, dá oportunidade das tunas de excelência da Academia do Porto subirem ao palco, reunindo estudantes e apreciadores da cultura e da música que caracterizam a tradição académica.
-
Sarau Cultural - O Sarau Cultural é um espaço de valorização das vozes e talentos emergentes dos/as estudantes da Academia do Porto. Num ambiente festivo e diversificado, que integra música, dança, teatro e outras expressões artísticas, os/as estudantes têm a oportunidade de dar a conhecer a sua criatividade e veia artística.
-
Baile de Gala - No Baile de Gala, os/as finalistas da Academia do Porto são acolhidos com a máxima distinção. Nesta noite particularmente especial, celebra-se o encerramento do seu percurso enquanto estudantes.
-
Rally Paper - O Rally Paper da Queima das Fitas do Porto valoriza o património arquitetónico e histórico da cidade, levando os estudantes a explorar os seus cantos e recantos através de enigmas. A atividade convida à descoberta de alguns dos segredos mais emblemáticos do Porto. Num ambiente de união e espírito de equipa, promove ainda a confraternização entre estudantes.